Profissão + Consertar o mundo

"Biólogo é um bicho inquieto por natureza! É uma pessoinha que não sabe ficar quieta quando alguma coisa a incomoda! Que perde o sono quando não sabe alguma coisa, que não consegue descansar até descobrir como aconteceu e por que aconteceu! Que quer entender como foi e fazer acontecer de novo!

Biólogo é aquela pessoa que para só para ver um insetinho pousado em uma folha! É o seu amigo que te dá um susto na rua ao mandar você pular uma trilha de formigas! É ele que vai fazer você ficar assistindo por horas aquele documentário mais chato do mundo sobre reprodução dos moluscos bivalves e vai ter espasmos orgásticos ao comentar cada cena que se passa!

Biólogo é um tipo de gente complicada que gosta de chamar por um palavrão um bichinho que tem um nome pequenininho! Que gosta de chamar homem de primata, inseto de artrópode e planta de gimnosperma! E ainda faz uns pensamentos filosóficos se somos realmente sapiens, por estarmos destruindo nosso planeta.

Biólogo é aquele que tem um brilho no olhar quando fala da célula que conseguiu observar, pela primeira vez sozinho, no microscópio da faculdade. Que tem um sorriso largo no rosto ao te mostrar a joaninha (que um biólogo não leia isso aqui) que ele coletou ontem no jardim da casa dele.

Biólogo é o seu vizinho que você chama para matar aquela blattaria (ou barata, foi isso que ele me ensinou) que apareceu no seu apartamento, mas ele insiste em pegar aquele bicho nojento e simplesmente jogar pela janela. É aquela pessoa, as vezes até seu filho, que quase te faz gostar das formigas e moscas que aparecem na sua cozinha e das lagartas nas suas plantas.

Biólogo é aquele que nasce para observar o mundo e questionar tudo ao seu redor. É aquele que é privilegiado por ter o mundo como seu laboratório, como seu campo de coletas. Por ter o mundo como seu refúgio, seu local sagrado.

Mas, infelizmente, você não escolhe ser biólogo! Não! Muitos até tentam, eu já vi, mas, na realidade, você nasce biólogo e segue assim sua vida toda! O óvulo é fecundado, a criança é gerada, nasce, cresce, vive, morre, se decompõe, segue todo o ciclo do carbono, da água, do fósforo e de outras substâncias, sendo sempre biólogo. Estudando e se integrando ao meio, se incomodando com aquilo que não entende, querendo sempre saber mais, entender e compreender! E sempre tentando partilhar com todos a alegria de ser biólogo!"


 Biologia... talvez pensei em ajudar o mundo a se consertar, mas seria fácil?


"Certa vez, um cientista foi designado para uma árdua missão: Consertar o Mundo!
E para tal, no intuito de se dedicar exclusivamente a este grande desafio, isolou-se, junto com sua família, em um laboratório onde nada nem ninguém o perturbava.
Em meio à sua concentração, tentando encontrar uma resposta ao enigma proposto, sentiu uma "mãozinha" o puxando pelo jaleco: Era seu pequeno filho, querendo a atenção do pai...
"Paiê", o que tá fazendo? - Perguntou o menino.
O pai está ocupado...- Respondeu o cientista.
Fazendo o que?
O pai está trabalhando. Estou tentando consertar o Mundo.
Posso ajudar?
Não, meu filho! Isto é muito difícil e não é para crianças... É um verdadeiro Quebra-Cabeças...
Ah, pai... Eu sou bom de quebra-cabeças... Deixa eu ajudar, vai?
Percebendo que não teria como se livrar da insistência do menino, o pai então teve uma ideia: procurou em uma revista, uma foto da Terra e ao encontrá-la, destacou-a e a picotou em inúmeros fragmentos. Olhou para o filho, entregou-lhe os pedaços de papel e disse:
Eis aqui, meu querido, o Mundo precisando ser consertado. Vai e ajuda o pai...
O cientista, então, retornou à sua atividade crente que não seria mais perturbado tão cedo.
Porém, não muito tempo depois, sentiu novamente a mão do filho o chamando...
Pai, consertei o Mundo...
Sem olhar, o pai deu uma bronca:
Meu filho, mandei fazer direito e não de qualquer jeito...
Tá direito, pai...
O pai então resolveu olhar, e levou um susto! O Mundo estava consertado... Todos os pedacinhos estavam devidamente colados em lugar certo.
Deu então a Segunda bronca, julgando que o menino havia passado adiante a tarefa proposta:
Eu pedi para você consertar o Mundo...!
E eu o fiz, pai...
Aí, o pai começou a ficar interessado:
Como, meu filho, você consertou o Mundo, se você nem o conhece?
O menino, com um ar radiante de satisfação, respondeu:
Usei um "truquezinho"...
Mais interessado ainda, perguntou o cientista:
Que truque é esse, meu filho, que permitiu você consertar o Mundo mesmo sem conhecê-lo?
E menino respondeu:
Quando o senhor arrancou da revista a foto do Mundo, eu vi que no verso dela havia a foto de um Homem. O Mundo eu não conheço mas o Homem, sim! Quando o senhor me deu os pedaços, tudo que fiz foi vira-los e consertei o Homem... E, ao consertar o Homem, consertei o Mundo !!!
E com isso, o filho deu a grande dica que o pai precisava para consertar o Mundo!"